quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Proposta de capa e contracapa feitas por mim


Não se trata propriamente de um livro ficcional, pois foi o segundo que publiquei em Dezembro de 2008. apesar de pouco ou nada lhe fazer publicidade. A capa que figura nessa primeira edição foi igualmente feita por mim, estando a cores, mas há muito que ela não me satisfaz e aproveitei para fazer uma nova, resultando nesta que aqui coloco.
A fotografia da capa foi tirada por mim, tal como acontece na edição que se encontra nas livrarias. O excerto da contracapa é do prefácio que acompanha o livro e que foi escrito pela Professora Doutora Paula Cristina Costa, docente da FCSH. 
O excerto da contracapa original é diferente deste e foi escolhido pela própria editora, não tendo eu na altura colocado entraves a isso.  

Defendo que o grafismo de um livro deve ser o mais simples possível, para evitar ao máximo a tendência de julgar o conteúdo pela capa (e contracapa). Pode ter algo que prenda a atenção, mas que não comprometa a sobriedade do conjunto. 
A escolha da imagem da capa, neste caso, deve-se muito à inclinação do caminho e à escuridão que o acompanha do lado esquerdo, dando-lhe uma certa peculiaridade e contrariando provocadoramente a banalidade que imagens deste género com bancos de jardim têm  e que aparecem constantemente em capas de livros. 
Para mim é uma forma de chamar à atenção das pessoas para a possibilidade de se poder sempre apresentar uma imagem frequente, mas que não tem de ser necessariamente repetitiva, como acontece com esta fotografia, que puxa o olhar para a inclinação em direcção ao muro que separa o caminho do precipício, como se o conduzisse até ele.

Desde já peço desculpa pelo acto de publicidade manhosa, que não foi de todo intenção, mas não consegui pensar em nada criativo para uma capa e contracapa fictícias. Foi o meu último recurso, preferindo expor-me publicamente a faltar com o compromisso de apresentar trabalho feito.

Quem tiver interesse em ver a capa original:

http://www.ediumeditores.org/livros/poesia/art-9789898169337/ana-limao-ferreira-resquicios.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário