sábado, 13 de novembro de 2010

Afinal, o que é um livro?

Encontrei este artigo que achei interessante. Foi publicado na revista Pública, do jornal PÚBLICO de 24 de Outubro de 2010 e pode ser encontrado aqui: http://www.ciberescritas.com/?p=8922

"O que é um livro?

Voltamos ao mesmo tema. O que é um livro? Tem havido uma evolução ao longo dos séculos mas a verdade é que os livros são um símbolo de liberdade, diz Chris e acrescenta: “E agora chegou a altura de criarmos novos livros.” Na verdade, eles já estão por aí. Já existem livros com texto tradicional a que se juntam ficheiros áudio, notas, vídeos, etc. “Isso parece-me ser muito chato, é só um primeiro passo, acredito que vão aparecer por aí uns Beatles com novas ideias”, diz Chris Meade, para quem a verdadeira revolução são os conteúdos.

Este é um momento tal como quando se inventou a rádio e se esperava que alguma coisa brilhante fosse feita. “Acontece sempre assim. Primeiro, transportamos para o novo meio aquilo que já conhecemos. Colocamos um texto de Charles Dickens e um vídeo, mas o momento verdadeiramente emocionante vai ser quando alguém, um génio, inventar alguma coisa que nunca foi feita. Acredito que é possível fazê-lo agora, não se trata só de termos disponível a tecnologia, tratase também da nossa relação com a obra”, acrescenta.

As pessoas costumavam escrever ficção porque tinham o controlo, uma pessoa podia criar um mundo inteiro sentada à sua secretária. Pelo contrário, um filme já envolvia um realizador, uma equipa, um grande orçamento. Há muitos anos, para se fazer um CD-ROM, era necessário um grande investimento, agora um escritor pode fazer vídeos muito baratos, pode misturar uma data de coisas sempre com o seu ponto de vista autoral utilizado em diferentes media."

Sem comentários:

Enviar um comentário