quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Capa, contracapa e afins (a dita...)

Julio Cortázar, A Volta ao Dia em 80 Mundos, Lisboa, Cavalo de Ferro, 2009.


A primeira característica que ressalta é a cor. Um tom intenso de amarelo (vide à esquerda) preenche a totalidade da capa e da contracapa. Porém, a força da cor de fundo é contrabalançada pela sobriedade cromática dos restantes elementos (quer os caracteres, quer as ilustrações estão a preto), o que confere equilíbrio visual ao objecto. O desenho de um triciclo ocupa, com destaque, o centro da capa, transmitindo uma ideia de itinerância mas também de algo lúdico. Tal reforça o espírito do título – A Volta ao Dia em 80 Mundos, além do evidente jogo de palavras com a obra de Júlio Verne, apresenta-se como um convite a um devir, se não físico, ao menos intelectual. Inscrito no último terço da capa, o título tem o mesmo tipo e tamanho de letra que o nome do autor. Contudo, este segundo elemento encontra-se na parte superior e, assim, com maior evidência.
O título cria no leitor/comprador uma noção do género de livro que tem entre mãos, a qual é esclarecida através de um pequeno texto na contracapa. Este elucida-o sobre algumas questões (data da primeira edição, género, conteúdos) e tenta atrair o interesse, sublinhando que se trata de um texto inédito em Portugal e fundamental para o conhecimento da obra do autor. Com o mesmo fim, acompanha esta sinopse a crítica muito favorável de uma revista literária (Publisher’s Weekly).Uma citação do prólogo domina a badana da capa, seguida de uma referência ao projecto da editora em continuar a publicação da obra do autor. Na outra badana encontra-se uma fotografia de Cortázar, uma breve nota biográfica e a referência à edição de uma outra sua obra (O Jogo do Mundo (Rayuela), Lisboa, Cavalo de Ferro, 2008), acompanhada pela reprodução da capa e por citações das críticas de dois jornais de referência (Público e Expresso). Há uma insistência em associar ambos os livros. Logo na capa, acima do nome do autor e em caracteres menores, é feita a mesma alusão. Portanto, a capa indicia que, na perspectiva da editora, será sobretudo o autor a despertar o interesse do potencial comprador.
Carla Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário