quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Sessão de lançamento do livro "A palavra Janela", de Alexandra Antunes


     No passado dia 20 de Outubro de 2010 teve lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa a sessão de lançamento do livro A palavra Janela, de Alexandra Antunes, através da Editora Ecopy.
     A sessão teve lugar na sala 76 do edifício B1 (1º piso) e estava marcada para as 19h30, tendo começado um pouco mais tarde por estar tudo dependente da turma que estava a ter aula no lugar, nessa mesma tarde.
     Quando cheguei já se encontrava muita gente à espera do acontecimento, incluindo a autora e as três pessoas que iriam apresentar e comentar o seu livro, que se trata de uma compilação de poesia. 
      Mal a sala se encontrou vazia a autora e os amigos próximos entraram para preparar o buffett que tinham trazido para o público que acabou por encher a sala, ao ponto de não haver lugar sentado para toda a gente que compareceu. 
     Passava pouco das 20h quando teve início a sessão, começando por intervir a Professora Doutora Cecília Barreira, docente da faculdade que serviu de local para o evento. A sua intervenção foi curta, servindo mais como uma apresentação dos dois convidados que se seguiram e da própria autora, que era ex-aluna da professora em questão.
     Seguiu-se a intervenção e comentário de Rui Zink, Professor Doutor da mesma casa, humorista e escritor publicado, entre outras coisas, dando um toque de boa disposição e arrancando algumas gargalhadas do público, como é costume seu.
     A intervenção de maior relevo - e também a mais longa - foi feita pelo Doutor António Carlos Cortez, professor do Colégio Moderno e Crítico Literário, que apresentou a obra de Alexandra Antunes, contextualizando-a no panorama contemporâneo da poesia portuguesa. A sua intervenção acabou com a recitação do poema que ele considerou ser a jóia de todo o livro.
     Por último, seguiram-se os agradecimentos feitos por parte da autora, que não se alargou muito nas suas palavras dado o nervosismo e timidez que sentiu durante todo o acontecimento. Após a sua modesta intervenção, o escritor e amigo de Alexandra Antunes, Rafael Dionísio, recitou outro poema  do livro, à sua escolha. Seguiu-se a sessão de autógrafos nos exemplares comprados pelo público  (pelo preço de 12€ cada um) e o convívio informal em torno da mesa recheada de comida e vinho tinto, fornecidos pela autora e o seu marido.
     Desta obra e sessão de lançamento é importante referir que todo o lucro reverteu para a União Zoófila, pois a autora é uma verdadeira activista dos direitos e bem-estar dos animais, levando uma dieta vegetariana há longos anos.
     Quanto a membros da Editora Ecopy não dei conta de estarem presentes, mas o evento contou com a participação de muitos dos professores que fizeram parte da formação académica da autora e que leccionam ainda na faculdade aqui referida, fora todos os amigos chegados, conhecidos e desconhecidos que encheram a sala.




Sem comentários:

Enviar um comentário