segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Entrada primeira.

Antes tarde que nunca, eis a minha primeira contribuição com esta análise de capas de livros que me conquistaram ao primeiro olhar.

1º Se Acordar Antes de Morrer, por João Barreiros, 1001 Mundos


Se a Ficção Científica é o meu nicho predilecto, nada do nosso Portugal tinha lido até então, talvez por ignorância, minha, ou pobre exposição, deles.
Geralmente não compro livros em Portugal dado o seu preço, mas após duas visitas à Feira do Livro em Lisboa, não podia ficar indiferente a esta capa.
A capa é meramente uma ilustração aleatória de um dos contos que o livro contém, mas foi precisamente essa selecção quase-aleatória da capa que me atraiu. Dentro da FC, o meu guilty pleasure são os mortos-vivos, ou zombies e após ter visto esta capa, pensei estar presente a um livro dessa temática, não só a capa me enganou, como me vendeu um livro de FC de um dos melhores e poucos escritores de FC em Portugal. O título do conto dá o título ao livro com uma tipografia algo "decadente" adequando-se à imagem, à temática e ao conto em si.

2º The Hobbit, por JRR Tolkien, Harper Collins

The Hobbit, O Hobbit de J.R.R.Tolkien. Poupo-vos as apresentações.
Existem imensas reedições, capas e contracapas, melhores, piores e diferentes, mas esta capa é especial por uma simples razão. Para além de estar a celebrar os 70 anos (em 2007) do lançamento deste livro, é uma capa que emula a primeira capa de sempre utilizando as ilustrações do próprio Tolkien. Primitivas, simples, arte. Enchem a capa toda, não são intrusivas e servem como mapa para a obra se abrirem o livro como está nesta entrada.
A capa é ao mesmo tempo uma outra história. Se o leram, óptimo, se não o leram, podem começar já.

3º O Ladrão dos Sonhos, por Stephen Lawhead, Bertrand Editora

Nota-se aqui um padrão? Stephen Lawhead escreve de vários temas, nomeadamente romances históricos, portanto este livro foi algo estranho tanto para si, como para o público.
Analisando somente a capa, esta é em si uma mensagem subliminar, induzindo pequenas incertezas sobre o que se trata o livro, não podiamos estar mais enganados. Os elementos da ilustração enchem a capa, temos uma planície, temos astros e quase transparente - cobrindo o cenário - temos a cabeça de uma entidade a ofuscar tudo; a história.
O posicionamento estratégico do título e do nome do autor não atropela nenhum destes elementos.

4º Sense and Sensibility, por Jane Austen, Woodsworth Classics

Eis um pouco de literatura familiar para os demais na turma, Sensibilidade e Bom Senso da nossa Jane Austen.
Podia até mencionar qualquer outro livro da mesma editora, Woodsworth Classics, pois os seus clássicos são acompanhados com excelentes capas, mais que grandes peças literárias, somos acompanhados por grandes peças artísticas que passariam bem por quadros em algum museu.

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