segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Comentário à capa e contracapa de um livro

Todos os Contos 1 é o primeiro volume de uma compilação de todos os contos de Edgar Allan Poe, sendo completado com um segundo volume cuja capa difere desta e não é tão apelativa na minha opinião. Assim sendo, decidi analisar a capa do volume aqui apresentado, uma vez que cativou o meu olhar na livraria, não só pela sua dimensão, mas também pelas cores que conjugam muito bem com a temática do livro. O preto que constitui o tom de fundo da capa permite que o nosso olhar se debruçe sobre a cor vermelho sangue das borboletas desenhadas, borboletas estas que aparentam ser nocturnas ou apenas traças. Ambos os casos permitem-me fazer associação com a noite, escuridão e talvez mesmo com o crime. Estas borboletas são o que constitui a cor mais viva nesta capa, que foi, na minha opinião, muito bem conseguida com a sua inserção.

O nome do autor exposto na parte central, a branco, remete-nos para a sua importância e é exemplo de um autor cujo nome basta por si mesmo. O título, ao contrário, é de menores dimensões e não é muito original, poder-se-ia dizer que resume o que o livro traz dentro de si em poucas palavras.

Também nos é dado a conhecer na capa, tal como em muitas edições com ilustrações, quem ilustrou a obra e apresenta-nos J. Teixeira de Aguilar como seu tradutor.

Por fim, como é costume, o nome da editora “Círculo de Leitores” aparece na parte inferior e central da capa também a branco, servindo para a concretização da mesma em três cores distintas.

A imagem da contracapa é uma continuação da que encontramos na capa, mas concretiza-se apenas em duas cores - o branco e o preto. Não apresenta nenhuma fotografia, nem comentários ou opiniões... É a capa sem as letras que a constitui, permitindo uma simplicidade máxima na sua apresentação.

Sem comentários:

Enviar um comentário