sábado, 18 de dezembro de 2010

Achei que era interessante...

Editor não aceitou alteração do seu contrato com o grupo Leya

Carlos da Veiga Ferreira sai da Teorema

13.12.2010 - 15:27 Por Sérgio C. Andrade

  • Votar
  • |
  • 0 votos
Carlos da Veiga Ferreira já não está na Teorema, a editora que dirigiu durante mais de duas décadas e com a qual deixou marca no panorama editorial português. No final do mês passado, o editor deixou a Teorema depois de não ter aceitado a proposta que lhe fora feita pela Leya – que comprara aquela editora no âmbito da aquisição do grupo Oficina do Livro/Explorer – de alteração dos termos do seu contrato.
Carlos da Veiga Ferreira fundou a editora independente TeoremaCarlos da Veiga Ferreira fundou a editora independente Teorema (David Clifford)

O próprio Carlos da Veiga Ferreira confirmou ao PÚBLICO a sua saída – que tinha sido avançada no blogue da revista “Ler” –, justificando a sua decisão por “uma questão de dignidade pessoal e profissional”. “O contrato que a editora me propunha incluía deixar de ser administrador e passar a editor, o que para mim não era importante, mas já não podia aceitar a redução do meu vencimento para 46 por cento do valor que estava estipulado”, justificou Carlos da Veiga Oliveira, admitindo que a sua saída “não foi pacífica”. Mas não quis especificar que medidas já tomou, ou vai tomar, para defender os seus interesses no processo, já que, recorda, o seu contrato não chegou ainda ao fim.

A Leya anunciou já que do trabalho até agora desempenhado por Carlos da Veiga Ferreira se ocupará José Oliveira, que o acumulará com a direcção do sector de literatura infanto-juvenil da Caminho. E não quis comentar a ruptura com o ex-editor.

Ao longo da sua existência desde 1973, a Teorema publicou autores tão diversos como Jorge Luis Borges, Patricia Highsmith, Primo Levi, Vladimir Nabokov, Martin Amis, Jacques Le Goff ou Georges Duby. Entre 2006 e 2009, foi presidente da União dos Editores Portugueses (UEP). Veiga Ferreira entrou na Teorema em 1986.

Notícia corrigida às 16h24 de 16/12/2010


http://publico.pt/Cultura/carlos-da-veiga-ferreira-sai-da-teorema_1470732

Sem comentários:

Enviar um comentário